Atenção pais! Porque será que o andador não é bom?!
- 7 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2021
A criança desde o nascimento passa por etapas do desenvolvimento em que cada fase serve de base para a próxima. Primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados, arrasta-se de barriga para baixo, senta-se com apoio, depois sem apoio, engatinha ficam em pé para então iniciar os primeiros passos.
🍭 O andador força a criança a saltar várias etapas essenciais para o seu desenvolvimento
🍭 O andador atrasa o início da marcha, se o bebê é pequeno usará somente as pontas dos pés para movimentar-se, o que poderá causar alguns problemas ósseos, musculares e tendinosos, além do atraso da marcha, dentre outros.
🍭 Falsa liberdade, a sensação de liberdade que o andador oferece é ilusão. O andador não deixa a criança explorar adequadamente o espaço em que está.
🍭 Outro perigo é a falsa sensação de segurança, as pessoas tendem a deixar as crianças por mais tempo sozinhas e aí acontece a maioria dos acidentes quando o bebê se choca em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. A primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções - desde leves, sem consequências, até mais graves.
🍭 Crianças que utilizam andador por muito tempo tornam-se mais inseguras no momento em que precisam andar sem qualquer apoio, demorando mais tempo ainda para poder andar sozinhas.
Gostaria de saber mais? Escreva nos comentários ou chame no WhatsApp (link no rodapé).
Dra. Nêmora Dalla Líbera
CREFITO 171049-F

Comments